Empreendedorismo
Arte dá Contorno aos resíduos
Texto: Fábio Santos
Luana Lopes de Barros tem 20 anos e desde criança percebeu que tinha um dom: fazer Arte. Não, não era coisa de gente pequena, brincadeira, experimentar formas feito gente grande. “Não sei como explicar, aconteceu naturalmente, apenas comecei e não parei mais”. A menina cresceu, ganhou experiência desenvolveu a prática e o gosto, mas conta que uma coisa nunca mudou “Sempre fiz com sentimento. Cada peça que eu faço tem muito amor, por isso, são exclusivas”. A jovem artista vai se formar no final deste ano em Técnica de Decoração, no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitshek, em Pouso Alegre , Sul de Minas e participou do Programa SEBRAE de Artesanato ( PSA)
Durante um ano, técnicos do SEBRAE MG levaram ao conhecimento de 34 artistas do município informações sobre gestão, marketing comercialização, comportamento, associativismo e design. “ Depois de realizarmos um diagnóstico, concluímos que local poderia se desenvolver com base na cultura do artesanato e poderiam receber o programa. Foram mais de 270 horas de aula. Alguns módulos foram mais rápidos. Já os de gestão e design, por exemplo, tiveram uma carga horária mais intensa”, afirma a técnica e coordenadora do projeto, Tatá Beraldo. Os artistas foram pré-selecionados e precisavam ter envolvimento com Arte. “Buscamos pessoas que já tinham experiência e que poderia se tornar multiplicadoras do programa”, resume.
Tatá conta que o objetivo do PSA é fazer com que o artesanato carregue a identidade cultural de Pouso Alegre, conferindo aos próprios artistas conhecimentos em gestão para que possam gerar renda por meio da comercialização de um produto de qualidade. “Além da identidade nós temos uma preocupação muita grande com a comercialização. Eles precisam saber como colocar o preço, fazer contatos, identificar mercado e vender o produto da sua Arte”.
Luana utiliza palha de arroz e borra de café para dar vazão aos sentimentos e contar a história da sua região por meio de figuras típicas. “O programa oi uma oportunidade muito grande para mim. Meu trabalho melhorou muito e as pessoas valorizam mais”. Sua mãe, Cilene Lopes de Barros, também participou do PSA e admite que não tem mesma habilidade da filha. “ A marca do nosso trabalho é o jeito como ela faz. É ela quem cria tudo. Eu ajudo no acabamento mas a modelagem e a criatividade são por conta dela. Eu fico com a comercialização e gestão do negócio. E para isso participar do programa e aprender com o SEBRAE foi fundamental”, comenta.
De 18 a 31 de Agosto Luana vai expor suas imagens na Galeria Artigas na Secretaria de Cultura no centro da cidade de Pouso Alegre. “Não sei onde aonde vou chegar, não penso nisso. Quero a apenas deixar fluir um trabalho cada vez melhor”, diz a jovem artista. (...)

Nenhum comentário:
Postar um comentário